Academia Saúde e Cia

Jiu-Jitsu

O Jiu Jitsu é uma luta japonesa para defesa pessoal com 2500 anos de tradição, evolução e estudos.

O praticante aprende com resultados rápidos e sucintos. Além da grande queima calórica, é uma completíssima atividade física com benefícios fisiológicos e psicológicos.

O jiu-jitsu ou jiu-jítsu, também conhecido pelas grafias jujutsu ou ju-jitsu (em japonês 柔術, transl. jū, “suavidade”, “brandura”, e jutsu, “arte”, “técnica” [1] (jiu jitsu é a denominação da arte e jiu “jutsu” é a denominação da arte de suave) era uma arte marcial japonesa que utiliza alavancas e pressões para derrubar, dominar e submeter o oponente, tradicionalmente sem usar golpes traumáticos, que não eram muito eficazes no contexto em que a luta foi desenvolvida, porque os samurais (bushi) usavam armaduras.
No Japão, o termo judô foi usado para se diferenciar do antigo ju-jitsu, quando Jigoro Kano desenvolveu um método pedagógico reunindo as técnicas do ju-jitsu. Os ideogramas Kanji japoneses de Ju jitsu, podem receber diferentes pronúncias. O ideograma “jiu” de jiu-jitsu (柔術) e “ju” de judô (柔道), são na verdade o mesmo.
Basicamente no Jiu-Jitsu usa-se a força (própria e, quando possível, do próprio adversário) em alavancas, o que possibilita que um lutador, mesmo sendo menor que o oponente, consiga vencer. No chão, com as técnicas de estrangulamento e pressão sobre articulações, é possível submeter o adversário fazendo-o desistir da luta (competitivamente), ou (em luta real) fazendo-o desmaiar ou quebrando-lhe uma articulação.

É uma arte marcial de origem japonesa, cuja expressão significa “arte suave”: jū em japonês significa “suavidade”, “brandura”, e jutsu significa “arte”, “técnica”. Fora do Brasil, também é conhecido como Brazilian Jiu Jitsu.

O Jiu-Jitsu é um esporte de luta agarrada que usa como principais técnicas: defesa pessoal, alavancas, imobilizações, pressões e torções, com o objetivo de derrubar e dominar o oponente.

Também, é considerado a base de outros esportes e artes marciais, como o judô, o caratê e o aikidô.

Benefícios do Jiu:

  • Alivia o estresse
  • Auxilia na perda de peso
  • Ensina técnicas de defesa pessoal
  • Aumenta a autoconfiança e a disposição
  • Melhora a coordenação motora, a resistência física e os reflexos